facebook_pixel

Blog da Mocambo


Aluguel de Imóvel Comercial: 10 dicas para alugar com segurança

Publicado em 28 de Outubro de 2022 às 04:41 PM

Conheça 10 dicas importantes para fechar o aluguel de imóvel comercial!


O aluguel de imóvel comercial requer um trabalho minucioso e muitas questões precisam ser consideradas para não fecharmos um mau negócio. Quando o assunto é aluguel de imóvel comercial nossa atenção e cuidados precisam ser redobrados.

 

A decisão sobre  o aluguel precisa estar pautada não apenas em atender às necessidades de quem está locando. Ou seja, precisa considerar as necessidades da própria empresa, dos seus colaboradores e as necessidades dos clientes. E, se não tivermos esses cuidados, corremos o risco de tomar uma decisão que pode trazer prejuízos ao nosso negócio.

 

Mas não se preocupe! Neste post disponibilizamos dicas muito importantes para auxiliar você na busca do aluguel de imóvel comercial ideal! Confira!

 

Dicas para fechar o aluguel de imóvel comercial com segurança:


1. Identifique as Necessidades de sua Empresa


Primeiramente é preciso identificar as necessidades e sua empresa para que realize suas atividades operacionais. Ou seja, tipo de serviço, necessidades de estoque, quantidade de funcionários, necessidades dos clientes etc. Tendo essas questões bem definidas, você estará focado em buscar somente por imóveis que atendam aos seus requisitos.

 

2. Estude a Localização


A preocupação com o local de um empreendimento comercial deve ser maior do que a escolha do local de uma residência!

 

É fundamental que seu empreendimento seja acessível a todos, funcionários, fornecedores e, claro, seus clientes! Obviamente você conhece seu negócio, seu cliente e as necessidades de ambos. Dessa forma, um prédio que seja adequado ao seu negócio e ao perfil de seu cliente faz toda a diferença para mantê-lo.

 

Além disso, antes de fechar contrato, analise a simplicidade de acesso ao local. Por exemplo, se há vagas para estacionar próximo ao empreendimento, se há estacionamentos próximos, pontos de ônibus, estação de metrô. É importante que  seus clientes consigam acessar o empreendimento de forma simples e rápida, independentemente do perfil.

 

E ainda, se seu negócio exige a necessidade de carga e descarga de materiais, é interessante uma área exclusiva para essa atividade. Neste caso, é preciso facilidade de acesso aos seus fornecedores. Certifique-se também de que a rua seja larga o suficiente para o trânsito de veículos de grande porte.

 

3. Verifique os Serviços Oferecidos no Bairro


Esta questão parece ser muito básica, mas não se atentar a ela pode acarretar grandes prejuízos. Certifique-se, portanto, de que serviços como internet, água, luz, telefone são oferecidos com qualidade para não haver dores de cabeça.

 

4. Verifique o Estado do Imóvel
 

Verifique atentamente as condições elétricas e hidráulicas do imóvel, principalmente em imóveis mais antigos.

 

Certifique-se que o prédio possui tomadas o suficiente e se o quadro de energia suporta os equipamentos para seu negócio funcionar. Veja também se a fiação não é antiga demais e existe a necessidade de substituí-la.

 

Esteja também atento ao bom estado dos encanamentos. Infiltrações, vazamentos e umidade não podem existir.

 

Questões estruturais, quando não analisadas antes de fechar o contrato, podem trazer um grande transtorno.

 

5. Saiba os Preços Cobrados na Região


O preço a ser pago pelo aluguel impactará diretamente em seu negócio. Portanto, é um item a ser analisado cautelosamente.

 

Para tomar uma decisão acertada é importante conhecer o preço médio dos alugueis na região pretendida. Assim, saiba o valor do metro quadrado para imóveis comerciais na localidade e ruas próximas ao imóvel que pretende alugar.

 

Sites especializados, como o da Mocambo Imóveis, e informações com proprietários no bairro em questão podem ajudar sua busca.

 

6. Negocie Descontos se Precisar de Reformas


 

Caso reformar o imóvel seja inevitável para o funcionamento e adequação de seu negócio, é interessante solicitar descontos. Dessa forma, no momento de propor as alterações ao dono, negocie um desconto no valor do aluguel. Isso será importante já que você arcará sozinho com as obras de melhoria predial.

 

Essa questão é de interesse para os dois lados. O locatário poderá ter um abatimento no aluguel e o locador terá uma reforma e melhoria predial sem custo algum.

 

7. Realize a Vistoria Inicial


Não bata o martelo sem realizar um uma vistoria minuciosa listando todos os problemas do imóvel. Documente por e-mail e registre com fotos esses problemas. Pisos quebrados, trincas, rachaduras, maçanetas, tudo pode ser documentado. A vistoria pode ser utilizada para pedir descontos no aluguel ou te salvaguardar de problemas futuros ao sair do imóvel. Portanto, não hesite em estar atento a detalhes.

 

Fechar o contrato com uma imobiliária de segurança facilita o processo de locação. Isso porque ela intermediará e negociação, apresentará os melhores imóveis e fará a vistoria e documentação necessárias.

 

8. Verifique a Documentação Necessária
 

Alguns documentos são necessários para alugar um imóvel comercial:

 

Habite-se: este é o documento que comprova que o imóvel está regular perante a Prefeitura da cidade.

 

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros AVCB: este documento é expedido pelo corpo de bombeiros. Porém, ainda há uma discussão sobre quem deve emiti-lo, se locador ou locatário.  Um acordo pode definir quem providenciará o documento e arcará com os custos.

 

Laudo de Vistoria Elétrica: este laudo é solicitado pela Prefeitura.

 

Alvará de Funcionamento: Muitas empresas funcionam sem este documento, porém, isso pode ser perigoso se houver atendimento ao público. Apesar de a fiscalização não ser pesada em relação a isto, em caso de algum incidente, o dono do negócio terá problemas. Por exemplo, se alguém machucar-se em sua propriedade o fato de a empresa não possuir autorização para funcionar causará transtornos.

 

Não inicie os trabalhos sem essa documentação. Este é um assunto que poderá, com o tempo, cair no esquecimento e trazer complicações futuras que poderiam ser evitadas.

 

9. Analise Atentamente o Contrato de Locação


Finalmente chegou a hora de fechar o negócio! Mas ler o contrato com extrema atenção é fundamental para evitar transtornos. Então, leia atentamente parágrafo por parágrafo. Certifique-se de que tudo o que foi acordado está presente no contrato e negocie cada detalhe. Para uma maior segurança, procure um advogado para elaborar ou verificar esse contrato junto com você.

 

10. Contate uma Imobiliária de Confiança
 

Recomendamos que procure uma imobiliária como intermediadora ao invés de fechar o contrato diretamente com o dono. Fechando negócio com o auxílio da imobiliária, a documentação necessária e a elaboração do contrato são de responsabilidade de especialistas. Ou seja, você reduz o risco de fechar um negócio ruim.

 

Ademais, uma imobiliária de confiança, conhecendo seu perfil e a necessidade do seu negócio, oferecerá imóveis adequados e devidamente avaliados. Uma imobiliária idônea possui uma grande carteira de clientes, fazendo o processo locação mais rápido além de muito mais seguro.

 

Dicas importantíssimas, não é mesmo? Está em busca de aluguel de imóvel comercial? A Mocambo Imóveis possui imóveis comerciais na cidade de Itatiba que atendam as especificações de seu negócio. Veja também este texto que preparamos para você:  5 Cuidados ao Alugar Direto com Proprietário.

Voltar